8

As funções de nutrição, também conhecidas como funções de vida vegetativa, garantem ao organismo se refazer das perdas diárias e produzir a energia de que necessita para suas atividades.
São funções de nutrição: digestão, circulação, respiração e excreção.



A digestão tem a função de decompor e tornar aproveitáveis os alimentos ingeridos.
Com a circulação, as células recebem, por meio do sangue, gás oxigênio e o que foi absorvido dos alimentos no final da digestão.
A respiração é o processo pelo qual o organismo obtém energia graças a uma reação química entre a glicose e o gás oxigênio. Os produtos finais dessa reação, além de energia, são dióxido de carbono (CO²) e água (H²O).
Nas células do organismo ocorre intensa atividade metabólica. Em conseqüencia, produzem-se substâncias tóxicas, tais como dióxido de carbono, uréia e ácido úrico, que devem ser eliminadas. A excreção consiste exatamente na remoção dessas substâncias do organismo.



Mas afinal O que é (digerir, respirar, circular, excretar)?

R: Digerir - Transformar os alimentos de forma a separar e absorver seus nutrientes.
Respirar - Realizar troca gasosa: gás carbônico por oxigênio ou oxigênio por gás carbônico, de acordo com o organismo que esteja respirando.
Circular - Creio que você esteja falando de circulação sanguínea. Movimentar o sangue através de veias, vasos e artérias de forma a levar nutrientes às células e executar as trocas gasosas.
Excretar - Expulsar para fora do corpo o que não lhe serve.

Imagens

Postar um comentário

Me ajudou muitooo, nota dez

Obrigada me ajudou muito

Muito boa a explicação!!

Que legal, me ajudou muito. O texto é pequeno o melhor é isso rsrs, além disso esta tudo explicadinho, adorei. :D

Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.