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É a relação que se estabelece entre dois textos quando um deles faz referência a elementos existentes no outro. Esses elementos podem dizer respeito ao conteúdo, à forma, ou mesmo forma e conteúdo.


No meio do caminho tinha uma pedra
Carlos Drummond Andrade

"No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra"

"No meio do caminho
tinha uma pedra...
E uma ponta de cigarro
E uma lata
E um saco plástico
E até cacos de vidro"

Esses dois poemas estão em relação de intertextualidade.
Para que você entenda perfeitamente o conceito de intertextualidade, vamos partir de exemplos bem simples, como por exemplo:
Nas nossas conversas do dia a dia, muitas vezes fazemos referência ao modo de dizer, aos gestos, às palavras ditas, manifestados por uma determinada pessoa, seja aquele personagem da televisão, aquele amigo de quem gostamos muito, alguém da família, enfim, várias são as pessoas às quais podemos nos referir. Quando escrevemos, também podemos proceder da mesma forma, fazendo alusão (referência) às palavras ditas por aquele escritor que admiramos, àquela canção de que gostamos, entre outros casos. Saiba que todas essas situações representam casos de intertextualidade. No entanto, ela pode estar presente em muitas outras circunstâncias, como é o caso dos anúncios publicitários. Vamos ver alguns exemplos?

A intextualidade presente nos anúncios publicitários
Nesse exemplo temos um anúncio publicitário de um produto alimentício (Leite Moça) que faz referência à música de Rita Lee, Mania de você.
Para que você entenda perfeitamente o conceito de intertextualidade, vamos partir de exemplos bem simples, como por exemplo:
Nas nossas conversas do dia a dia, muitas vezes fazemos referência ao modo de dizer, aos gestos, às palavras ditas, manifestados por uma determinada pessoa, seja aquele personagem da televisão, aquele amigo de quem gostamos muito, alguém da família, enfim, várias são as pessoas às quais podemos nos referir. Quando escrevemos, também podemos proceder da mesma forma, fazendo alusão (referência) às palavras ditas por aquele escritor que admiramos, àquela canção de que gostamos, entre outros casos. Saiba que todas essas situações representam casos de intertextualidade. No entanto, ela pode estar presente em muitas outras circunstâncias, como é o caso dos anúncios publicitários. Vamos ver alguns exemplos?
A intextualidade presente nos anúncios publicitários
Nesse exemplo temos um anúncio publicitário de um produto alimentício (Leite Moça) que faz referência à música de Rita Lee, Mania de você
Aqui temos a intertextualidade realizada entre a criação de Matt Groening, criador dos Simpsons, e a obra persistência da memória, de Salvador Dalí. 
Ao analisarmos todos esses exemplos, chegamos à conclusão de que intertextualidade se conceitua como o diálogo que se estabelece entre os textos verbais e não verbais.

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