É a relação que se estabelece entre dois textos quando um
deles faz referência a elementos existentes no outro. Esses elementos podem
dizer respeito ao conteúdo, à forma, ou mesmo forma e conteúdo.
No meio do caminho tinha uma pedra
Carlos Drummond Andrade
"No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra"
"No meio do caminho
tinha uma pedra...
E uma ponta de cigarro
E uma lata
E um saco plástico
E até cacos de vidro"
Esses dois poemas estão em relação de intertextualidade.
Para que você entenda perfeitamente o conceito de intertextualidade,
vamos partir de exemplos bem simples, como por exemplo:
Nas nossas conversas do dia a dia, muitas vezes fazemos
referência ao modo de dizer, aos gestos, às palavras ditas,
manifestados por uma determinada pessoa, seja aquele personagem da televisão,
aquele amigo de quem gostamos muito, alguém da família, enfim, várias são as
pessoas às quais podemos nos referir. Quando escrevemos, também podemos
proceder da mesma forma, fazendo alusão (referência) às palavras ditas por
aquele escritor que admiramos, àquela canção de
que gostamos, entre outros casos. Saiba que todas essas situações representam
casos de intertextualidade. No entanto, ela pode estar presente em muitas
outras circunstâncias, como é o caso dos anúncios publicitários. Vamos ver
alguns exemplos?
A intextualidade presente nos anúncios publicitários
Nesse exemplo temos um anúncio publicitário de um
produto alimentício (Leite Moça) que faz referência à música de Rita
Lee, Mania de você.
Para que você entenda perfeitamente o conceito de intertextualidade,
vamos partir de exemplos bem simples, como por exemplo:
Nas nossas conversas do dia a dia, muitas vezes fazemos
referência ao modo de dizer, aos gestos, às palavras ditas,
manifestados por uma determinada pessoa, seja aquele personagem da televisão,
aquele amigo de quem gostamos muito, alguém da família, enfim, várias são as
pessoas às quais podemos nos referir. Quando escrevemos, também podemos
proceder da mesma forma, fazendo alusão (referência) às palavras ditas por
aquele escritor que admiramos, àquela canção de que
gostamos, entre outros casos. Saiba que todas essas situações representam casos
de intertextualidade. No entanto, ela pode estar presente em muitas outras
circunstâncias, como é o caso dos anúncios publicitários. Vamos ver alguns
exemplos?
A intextualidade presente nos anúncios publicitários
Nesse exemplo temos um anúncio publicitário de um produto
alimentício (Leite Moça) que faz referência à música de Rita Lee, Mania
de você.
Aqui temos a intertextualidade realizada entre a criação
de Matt Groening, criador dos Simpsons, e a obra A persistência da
memória, de Salvador Dalí.
Ao analisarmos todos esses exemplos, chegamos à conclusão
de que intertextualidade se conceitua como o diálogo que se estabelece entre os
textos verbais e não verbais.
<<Imagens>>
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