0


A Crise política, econômica e social que surgiu após abolição da escravidão, levou os grandes latifundiários a se juntar ao Partido Republicano, fundado em 1873 e que tinha também o apoio das elites urbanas e da nascente classe média no Brasil.

Com o apoio dos militares descontente com os rumos que o gabinete do Visconde de Ouro Preto tomava, os republicanos proclamaram através de um golpe militar a republica no Brasil, no dia 15 de novembro de 1889.

Os primeiros anos do novo regime foram marcados pelo antiautoritarismo dos primeiros presidentes militares, desde o Marechal Deodoro até Floriano Peixoto, este último tendo que enfrentar a revolta da armada e a Revolução Federativa.

A partir de 1894, os civis assumiram o poder, sendo que Prudente de Moraes (1894-1898) inaugurou a chama "Política dos Coronéis", pela Velha (1889-1930) contavam com o apoio dos grandes latifundiários rurais que controlavam o sistema eleitoral e assassinatos, garantindo a eleição de deputados e senadores favoráveis ao presidente e aos interesses desses grandes proprietários rurais.

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.