0


Em Fevereiro de 1917, a situação do Império Russo era bastante difícil com inúmeras derrotas militares que levavam a deserção de milhares de soldados russos que engrossaram os movimentos populares e as greves. 

Sem o apoio da burguesia e dos militares, o Cezar Nicolau II acabou renunciando, sendo substituído por um governo provisório chefiado por Alexander Kerensky, que embora tivesse se comprometido em retirar a Rússia do conflito, manter o país em guerra por conta dos acordo secretos com a Grã-Bretanha e a França, Lenin e Trotiky retornam do exílio em Abril de  1917, organizando camponeses, operários e soldados em torno dos bolcheviques e com o lema "Todo o poder aos sovietes".

Com a continuidade da crise, em Outubro de 1917, os bolcheviques tomam o palácio de inverno além das cidades de Moscou e São Petersburgo, instalando um governo comunista. 

Como principais medidas Lenin confiscou terras, empresas e bancos, além de organizar o "Exército Vermelho" para defender o governo revolucionário comunista contra a reação de burgueses e monarquistas organizada em torno do "Exercito Branco". 

A guerra civil  que se seguiu terminou somente em 1921 com a criação da União Soviética.

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.